Inside-T
Conheça outros projetos Erasmus+
EUROPETOUR
Os tesouros culturais estão entre as principais razões pelas quais os turistas são atraídos para visitar a Europa. De museus, igrejas ou festivais: há muito que apreciar, explorar, aprender e experimentar.
A Europa é composta por uma impressionante maioria de áreas rurais (cerca de 80% da superfície), lar de cerca de 4.500 pequenas cidades e aldeias com menos de 20.000 habitantes cada. A maioria destes possui monumentos culturalmente importantes, como casas históricas, tradições vivas e atrações culturais de vários tipos.
Em todos os lugares nas áreas rurais, poderá encontrará traços de desenvolvimento cultural – desde os tempos antigos até a vida moderna. A cultura europeia não se limita apenas às áreas urbanas, pelo contrário. Experiências culturais únicas também fazem parte da vida rural. É isso que torna a cultura europeia única em todo o mundo!
O projeto EUROPETOUR visa melhorar a qualificação profissional dos stakeholders nas áreas de turismo cultural rural. Isso é feito pela qualificação do STAFF local, através da criação de ofertas atraentes e no aprimoramento de competências de marketing nas redes sociais. O projeto aborda igualmente as indústrias criativas, com uma abordagem holística e integradora, para incluir todas as partes interessadas e desbloquear o potencial económico para futuras oportunidades de negócios sustentáveis, em toda a Europa.
CAST
O Projeto CAST defenderá, em particular, tecnologias inteligentes e responsáveis de turismo, que melhorarão o bem-estar das comunidades, apoiarão a proteção do ambiente natural e cultural, reconhecerão a qualidade do produto e a satisfação do turista e aplicarão gestão e monitorização adaptáveis, seguindo os princípios básicos do uso sustentável de recursos.
O CAST acredita que a nova geração de start-ups e PMEs orientadas para o turismo incluirá principalmente a sustentabilidade como parte de seu ADN empreendedor.
O CAST será guiado nos esforços pelos princípios dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, conforme definido pela ONU. Além de apoiar o crescimento da nova geração de start-ups e PMEs orientadas para o turismo, os parceiros terão como objetivo desenvolver as melhores práticas na área da sustentabilidade e incentivar a replicação das ferramentas e suportes desenvolvidos durante a vida útil do projeto e além.
O Projeto CAST visa fornecer apoio de incubação e aceleração para start-ups de turismo sustentável e para PMEs crescerem, ajudando-as a gerar novos produtos, serviços e modelos de negócios, facilitando o acesso a finanças e novos mercados, além de ajudá-las a desenvolver novas competências e resiliência.
Projecto [2019-1-PT01-KA202-061451] financiado com o apoio da Comissão Europeia.
A informação contida nesta publicação (comunicação) vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.